Total de visualizações de página

Comenta aí ,vai...

Comenta aí ,vai...

Arquivos

Pinterest

 

Link-me!


Cantinho do Blog

Seguidores do Google+

6 de jul de 2011

Matrioskas e Kokeshi


                                                                  Kokeshis



                                                                   








Gente eu acho estas bonequinhas foférrimas,quando eu era pequena e ví uma pela 1ª vez,perguntei ao meu pai sobre elas e ele me explicou,então me apaixonei mais ainda,tive umas de louça que com o tempo se quebraram,mas estas e tecido são lindas e algum dia vou fazer uma para matar a saudade das minhas.
Uma das histórias sobre seu significado é esta:
 Um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.
A história que meu pai contou não foi esta ,mas tudo bem,o importante é a beleza destas bonequinhas.
Agora as Kokeshi (em japonês 小芥子 ou こけし) são bonecas japonesas , originárias do norte do país. Elas são manufaturadas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça pintadas com finas linhas para delinear o rosto. Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho,preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas . Na parte inferior é marcada com a assinatura do artista.
E então,gostaram?
Postar um comentário
Template grátis personalizado por Amanda Layouts - www.amandalayouts.com. Veja mais modelos AQUI