Olá queridas e queridos!Para este desafio do Blogueiras Unidas conseguí chegar a tempo para participar,ufa!Bem como alguns sabem,apesar de morar em Natal sou natural do estado do Rio,mas considero Natal como minha cidade natal(rs) porque adoro viver aquí,amo de paixão esta cidade.Ela é uma cidade tranquila(ainda),com belíssimas praias,povo acolhedor e um clima ótimo.Tem ano que de março a julho + ou - chove pra caramba,parece que não vai parar mais,mas no geral faz juz ao seu apelido que é "Cidade do Sol". Por aquí, não faltam praias com areia fina onde você pode desenrolar a esteira e esquecer da vida – Ponta Negra é uma das mais procuradas. Quem vai a Natal é recebido também não só pelo tempo bom como pelas magníficas dunas de Genipabu. Localizadas a 12 quilômetros do centro, figuram um verdadeiro parque de diversões a céu aberto. Prepare-se para fazer eletrizantes “voos” de bugues, descidas em esquibunda e mergulhos em piscinas naturais. Após se recuperar de tantos frios na barriga, você logo entenderá porque Natal é um dos destinos mais visitados do Nordeste.Infelizmente não nascí aquí,mas graças a Deus ,vou morrer aquí!Vale a pena vir conhecer esta cidade linda,vocês vão adorar!Artesanato de Natal:
Um dos melhores artesanatos produzidos no Nordeste é o do Rio Grande do Norte. E um reflexo da qualidade (e da própria quantidade) das peças confeccionadas por verdadeiros artistas manuais está em Natal, que já dispõe de seis grandes centros de venda de produtos artesanais.
O maior de todos é o Shopping do Artesanato Potiguar, no bairro de Ponta Negra. Inaugurado em janeiro de 2005, funciona no antigo hotel Marina Praia Sul e tem quatro pavimentos com 212 lojas, além de uma praça de alimentação.
Há mais três centros de artesanato na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. O Vilarte, que tal como o Shopping do Artesanato foi inaugurado no início de 2004, tem 53 lojas, praça de alimentação e varanda de frente para o mar.
Bem próximo ao Vilarte está o Centro de Artesanato de Ponta Negra. De proporções menores, reúne 37 lojas. Na mesma avenida fica ainda a feira permanente da Coart (Cooperativa do Artesanato), com 32 quiosques que funcionam ao ar livre.Fora de Ponta Negra, destaque para o mais tradicional ponto de venda de produtos artesanais em Natal, o Centro de Turismo. Tem 46 lojas, que funcionam nas celas que, na década de 30 do século passado, já serviram à cadeia pública de Natal.
Situado no alto de uma ladeira, o Centro de Turismo tem ainda galeria de arte e restaurante com cozinha regional, que às quintas-feiras promove o concorrido Forró com Turista. Já o Centro de Artesanato, na Praia dos Artistas, tem 80 lojas, praça de alimentação e um bom movimento.
Entre os produtos que compõem o universo do artesanato potiguar estão os bordados, usados sobretudo para propósitos domésticos, assim como as bijuterias, fabricadas com metal e minerais diversos. As camisetas com fotos de praias do Rio Grande do Norte, porém, é que se destacam nas prateleiras.
Outros itens facilmente encontrados nos centros de artesanato são redes, tapeçarias, roupas de praia feitas de crochê e objetos de enfeite em couro ou madeira, como barcos em miniatura, peixes, ferramentas indígenas e até santos.Também fazem sucesso em meio ao artesanato as guloseimas regionais, com destaque para as castanhas de caju, doces de frutas e até mesmo pastéis de frutos do mar e tapiocas. Por todos esses motivos, conhecer os mercados de artesanato em Natal é diversão garantida. E sinônimo de boas compras.
No momento está rolando a 17ª Fiart,infelizmente não pude ir até agora ,mas quem sabe amanhã?
FIART
Esta 17.a Feira Internacional de Artesanato - Fiart está sendo realizada em sua 17.a edição e será encerrada neste domingo, 29 de janeiro, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções. A feira foi organizada pela Espacial Eventos, sendo detentora de números que comprovam altos índices de aprovação, conforme pesquisas realizadas nos últimos anos pela Smart. Vista sob a ótica dos expositores, principal termômetro econômico do evento, a feira é considerada boa por 56,25% deles, que também afirmam com 87,5% das respostas, desejo de voltar a expor seus produtos, além de responderem com 68,75% de maneira positiva a satisfação com o volume de vendas atingido, ficando o regular com 15,5% e apenas 8,75% não satisfeitos. A 17ª Fiart é foi um dos mais completos eventos do turismo potiguar, oferecendo na próxima edição shows variados, festival de danças folclóricas, mostras, rituais indígenas, salão dos mestres, rica gastronomia e artesanato regional, nacional e internacional produzidos por mais de 1.600 expositores.
PRAIAS de Natal e região metropolitana:
Ponta Negra
Distante 14 km do centro de Natal, Ponta Negra é considerada uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro. Sua denominação provém das pedras escuras que a circundam.
Morro do Careca
É uma duna de 120 m margeada por vegetação que se localiza ao extremo sul da praia de Ponta Negra.
Areia Preta
Localizada após a praia dos Artistas, sua denominação é proveniente de suas falésias de coloração escura.
Praia do Meio
Está situada entre a praia do Forte e a praia dos Artistas. Em seus limites realiza-se anualmente durante o Réveillon a tradicional queima de fogos.
Praia do Forte
Localizada nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi e protegida por arrecifes que formam piscinas naturais. Em suas imediações foi construída, em 1598, a Fortaleza dos Reis Magos.
Praia da Redinha
Última praia ao norte da cidade do Natal, é uma antiga vila de pescadores. No Mercado Público da Redinha a tradição é comer a famosa “ginga com tapioca”.
Praias do Litoral Sul
Cotovelo – 15 km.
Pirangi – 22 km (não deixe de visitar o maior cajueiro do mundo e mergulhar nas piscinas naturais).
Búzios – 23 km.
Tabatinga – 26 km.
Camurupim – 28 km.
Barreta – 32 km.
Malembá – 38 km.
Tibau do Sul – 73 km (santuário ecológico com trilhas e mirante).
Pipa – 82 km (falésias, golfinhos e agitos noturnos).
Barra do Cunhaú – 85 km (excelente para a prática de kitesurf).
Baia Formosa – 94 km.
Sagi – 115 km.
Praias do Litoral Norte
Santa Rita – 18 km.
Genipabu – 20 km (passeio de buggy e de dromedário nas dunas).
Barra do Rio – 21 km (travessia de balsa).
Pitangui – 25 km (passeios de caíque na lagoa de Pitangui).
Jacumã – 33 km (skibunda e aerobunda nas dunas e lagoa).
Muriú – 36 km.
Maxaranguape – 43 km.
Cabo de São Roque – 47 km (árvore do amor).
Caraúbas – 49 km.
Ponta dos Anéis – 52 km.
Maracajau – 54 km (parque aquático Manoa e mergulho nos parrachos).
Pititinga – 59 km.
Punaú – 65 km.
Rio do Fogo – 75 km.
Perobas – 78 km.
Touros – 96 km (esquina do continente e Farol do Calcanhar).
São Miguel do Gostoso – 112 km.
Galinhos – 160 km
.
Minhas praias preferidas são as do litoral norte!Lagoa de PitanguíPraia de PitanguíCachoeirinha de Pitanguí:Praia de Jacumã(a que eu mais gosto)Lagoa de JacumãPraia de Genipabú e passeio de dromedário:PRAIAS URBANASPraia do meio:Praia da Redinha Praia de Ponta Negra:Prédios Históricos e museus:
Memorial Câmara cascudo:
Museu da cultura:
Museu histórico e Geográfico:
Forte dos Reis Magos:
Confira a história do forte :
E maravilhosos Hotéis e pousadas:
Tem muito mais para dizer sobre Natal,mas
o mais legal é conferir de pertinho,venham!
Mais informações sobre Natal: